Skip to content
2 de abril de 2012 / Espaço do Empreendedor

Funcionário precisa também ser Empreendedor

by Valeria Nakamura

Já fui funcionária de grandes empresas por anos e durante esse tempo tive um grande crescimento profissional e avaliando os motivos pelos quais isso se deu, percebo que pelas características empreendedoras que já possuía na época, mas as utilizava empiricamente, sem saber do que se tratava.

E quais são essas características?

Buscar informações, analisar riscos, aproveitar oportunidades, ter iniciativa, planejar, estabelecer metas, persuadir, trabalhar com qualidade e eficiência, ter persistência, comprometimento e autoconfiança.

Todas essas características são comportamentais (e podem ser desenvolvidas) e aliadas ao conhecimento técnico bem embasado pode ser o diferencial para um funcionário se destacar dentro da empresa onde trabalha.

Não basta ser alguém que apenas vá ao seu local de trabalho, cumpra o solicitado e vá embora, acreditando que sua missão foi cumprida. O funcionário empreendedor deve ter uma visão a longo prazo do que pode oferecer para a empresa, desenvolver produtos e serviços inovadores, vestir verdadeiramente a camisa.

Não quero dizer que funcionário comprometido é aquele que não tem hora para sair da empresa, mas é aquele que proporciona o melhor resultado que pode para a companhia utilizando bem todos os recursos que possui.

O Brasil nunca teve um índice de desemprego tão baixo, em dezembro, a taxa foi de 4,7%, segundo a Revista Exame de 21/03/2012. Nunca houve a oferta de tantos empregos Brasil, porém temos ainda alguns problemas quanto à retenção de profissionais.

Tenho percorrido várias empresas de todos os segmentos pelo Brasil todo e percebo que algumas empresas estão retendo alguns profissionais tecnicamente muito bons, porém com comportamentos inadequados porque não encontram outros para substituí-los nesse mercado aquecido.

Encontro gestores reclamando de funcionários e dizem que gostariam de demiti-los, mas nesse momento é melhor ficar com um “mais ou menos” do que ficar sem ninguém.

Sendo assim, funcionários que hoje acreditam que estão imunes e não precisam ter “algo a mais” para manter seus empregos, cuidem-se porque o futuro será construído por aqueles que sabem exatamente onde querem chegar e como, enfim, os funcionários empreendedores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: